III Jornada Gaúcha de Psicopedagogia

Instruções para o envio de trabalhos


NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Orientações gerais:

Artigos Acadêmicos

Relatos de Experiência

Pesquisas originais, inéditas, que abordem temas relacionados ou relevantes à Psicopedagogia. Deve apresentar a definição do objeto de estudo, clareza quanto ao referencial teórico e metodológico, revisão de literatura consistente, resultados parciais ou finais e fontes bibliográficas.

Trabalhos inéditos, que apresentem questões pertinentes às práticas em Psicopedagogia. Deve apresentar a descrição da experiência, a proposta metodológica utilizada, reflexão teórica e fontes bibliográficas.

 

 

Submissão dos trabalhos

           III Jornada de Psicopedagogia - o tipo de trabalho – Artigo Acadêmico ou Relato de Experiência e o seu título.

 

Formatação dos trabalhos

 

TÍTULO DO TRABALHO

Fonte Times New Roman, corpo 12, centralizado, negrito, caixa alta; em inglês: fonte Times New Roman, corpo 12, itálico, caixa alta.

 

 

RESUMO/ABSTRACT

Deve ser escrito de forma clara, coerente e objetiva. Sua extensão terá entre 150 e 250 palavras; redação em parágrafo único; em fonte Times New Roman; corpo 12; espaço simples. Apresentar versão em português e em inglês. Tanto o resumo como o abstract devem ser seguidos de três a cinco palavras-chave/keywords, precedidos do termo Palavras-chave ou Keywords. As palavras-chave/Keywords são separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.

 

 

INTRODUÇÃO

Deve apresentar a delimitação do assunto, a justificativa quanto à importância e possíveis contribuições, o problema de pesquisa, hipótese (se houver); o(s) objetivo(s) do estudo; o ponto de vista sob o qual o assunto será tratado; metodologia básica utilizada; a razão da escolha dos procedimentos metodológicos; enfim, os elementos necessários para situar o tema do trabalho. Informar também as sessões que integram o artigo com breve contextualização do conteúdo de cada uma delas.
 

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA / DESENVOLVIMENTO

As ideias devem ser apresentadas e discutidas de forma sistematizada e lógica, a partir de um marco teórico; utilizar citações e referências bibliográficas conforme normas ABNT (sistema AUTOR, DATA).

 

METODOLOGIA

Detalhamento dos procedimentos e material utilizados na pesquisa; entre os quais, a metodologia, o tipo de pesquisa, população, a técnica de coleta de dados e instrumentos de pesquisa. Estas informações não precisam, necessariamente, estar em um capítulo separado, podendo constar na introdução. 

 

 

RESULTADOS E ANÁLISE

Apresentação dos dados representativos obtidos com a pesquisa. A análise/discussão apresentando correlações com os fatos observados e a literatura da área (vínculos teóricos/citações). Deve apresentar linguagem clara e objetiva na qual o autor se posiciona em relação aos resultados obtidos. 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS
 

Baseada nas evidências disponíveis e pertinentes ao objeto de estudo. As conclusões devem ser precisas e claramente expostas, cada uma delas fundamentada nos objetos de estudo; relacionar os resultados obtidos com o problema de pesquisa e possível(is) hipótese(s) levantada(s); evidenciar o que foi alcançado com o estudo e a possível aplicação dos resultados da pesquisa; informar sobre possíveis limitações; podem ser sugeridos outros estudos que complementem a pesquisa ou para questões surgidas no seu desenvolvimento; recomendações de ordem prática podem ser incluídas.

 

REFERÊNCIAS

As referências devem respeitar as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Serão apresentadas no final do texto, em ordem alfabética a partir do sobrenome do autor, alinhamento à esquerda, com espaçamento simples entrelinhas e sem numeração das fontes. O principal sobrenome de cada autor é seguido de vírgula e do nome, e outros sobrenomes. Títulos de livros e periódicos devem constar em negrito. A exatidão das referências e a correta citação no texto são de responsabilidade do(s) autor(es) do trabalho.