III Jornada Gaúcha de Psicopedagogia

Autógrafos


Livro Liane

Corporeidade e Aprendizagem: Implicações nas Experiências Formativas

 

Sinopse: Cada criança chega à escola trazendo em sua corporeidade uma bagagem cultural e expressa pela sua corporeidade o que    está sentindo, vivenciando e aprendendo. As aprendizagens acontecem no corpo e com o corpo e este é o primeiro caderno no qual se inscrevem/escrevem as primeiras e mais profundas aprendizagens para toda a vida.

Autora: Liane Fátima Pasinato Ranzan

Ilustrador: Rafael Aguirre da Silva

Editora: CRV

 

Marcia

 

Acho chato e ponto.

 

Sinopse: Tem coisas que a gente não gosta e ponto. Porém, quando um ponto junta-se a outro ponto e mais outro, vira reticências. Então construímos um caminho para descobertas. Uma mão amiga pode nos auxiliar nessa aventura. Conheça a incrível façanha de um menino que se descobriu leitor. Em “Acho chato e ponto.” a autora Márcia do Canto traz de forma muito lúdica a jornada da formação de um pequeno leitor. De como ele tropeça nas palavras, se deixa levar nos enredos e no final acha o seu caminho para voltar para a leitura. As ilustrações da Lúcia Kaplan deixam o livro ainda mais envolvente nos fazendo flutuar pelas palavras.

Autora: Marcia do Canto

Ilustradora: Lúcia Kaplan

Editora: Libretos

 

 

Livro Singularidade

A singularidade da aprendizagem escolar em crianças com deficiência intelectual

 

Sinopse: O livro A singularidade da aprendizagem escolar em crianças com deficiência intelectual tece uma importante discussão acerca das possibilidades de aprendizagem da criança com deficiência intelectual e os apoios necessários a seu desenvolvimento. Comprometidas com um conceito de aprendizagem que alcança todos e cada um, as autoras vão a campo buscar a vivência do professor no processo de inclusão, considerando que tal processo incorpora o fazer/pensar concreto desse professor em sua rede de relações. Os saberes construídos na trajetória docente são essenciais para a compreensão das particularidades e das singularidades que constituem o processo de aprender. Esta obra dá visibilidade à escola e aos seus atores que protagonizam a educação juntamente aos seus alunos, trazendo à tona a palavra daqueles que cotidianamente se deparam com os desafios do ensinar e do aprender em suas multifacetadas formas. Embora a aprendizagem da criança com deficiência intelectual seja um tema complexo diante do contexto histórico de exclusão que marcou a pessoa com deficiência intelectual, vislumbramos que os professores, com seu fazer pedagógico, podem construir novos sentidos e, com isso, ressignificar essas marcas.

Autores: Jussania Basso Bordin e Neusa Maria John Scheid

Editora: Appris